A Ressonância Magnética Aberta e a Pediatria

A Ressonância Magnética (RM) aberta é uma excelente alternativa para a realização de exames em crianças, proporcionando um ambiente mais amplo, confortável e com menor necessidade de sedação. É uma excelente ferramenta no diagnóstico de uma série de condições, desde doenças neurológicas até lesões traumáticas.

A orientação adequada da criança antes e durante o exame de RM é crucial para que o procedimento seja realizado de forma bem-sucedida e para que as imagens obtidas sejam de alta qualidade. Quanto mais a criança entender o que vai acontecer e se sentir confortável e segura, maior será a probabilidade da qualidade do exame não ser comprometida, sem a necessidade de sedação ou repetição do procedimento. O que resulta num diagnóstico mais preciso e num processo menos traumático para a criança e para todos os envolvidos.

Muitas das crianças sentem medo ou ansiedade ao se depararem com a ideia de entrar num tubo fechado. A RM aberta proporciona um ambiente mais amigável e relaxante. Isso pode ser crucial para reduzir a ansiedade e o medo, tanto para as crianças quanto para os pais. Na RM aberta, os pais ou responsáveis podem ficar ao lado da criança e acompanhar o exame, o que ajuda no conforto emocional durante o procedimento.

Os pais ou responsáveis devem estar bem informados sobre o exame e sobre o comportamento esperado da criança. Se os pais estiverem ansiosos ou nervosos podem transmitir à criança, piorando a situação. Desta forma, o apoio emocional dos pais é crucial. Além disso, é importante explicar e orientar as crianças de maneira apropriada para garantir a qualidade do diagnóstico.

Explicar o exame de forma simples e clara é um dos aspetos mais importantes na preparação de uma criança para realizar um exame de RM, especialmente porque muitas vezes as crianças, devido à sua idade e falta de compreensão sobre os procedimentos médicos, podem se sentir ansiosas ou até com medo do que vai acontecer.

A explicação deve ser feita de forma clara e adaptada à idade da criança. Para crianças pequenas é importante usar uma linguagem simples e tranquilizadora. É fundamental explicar o que vai acontecer durante o exame de forma que a criança entenda o processo, sem gerar medo ou ansiedade.

Use uma linguagem simples, curta e direta. Explique o exame de maneira lúdica e tranquilizadora.

 

Exemplo:
“Vais-te deitar numa máquina grande que vai tirar fotos do teu corpo, como se fosse uma máquina fotográfica gigante. Vais ouvir os barulhos da máquina a tirar várias fotos ao teu corpo, mas para as fotos ficarem muito bonitas, não te podes mexer, tens de ficar como se fosses uma estátua. Os pais vão estar sempre contigo e não vai doer nada. As fotografias vão demorar um bocadinho, mas vais ficar a ouvir música enquanto a máquina tira as fotos.”

 

Uma das maiores preocupações das crianças (e também dos pais) com exames como a RM é o medo de que vai doer. Mesmo que o exame não envolva dor física, muitas crianças podem associar o processo de “entrar num equipamento” como algo desconfortável ou doloroso. É importante reforçar que o exame não envolve dor.

As crianças pequenas podem ter dificuldade para entender explicações técnicas, por isso usar comparações simples e lúdicas pode ajudar muito. Relacionar o exame a algo familiar pode fazer a criança sentir-se mais à vontade.

É importante orientar a criança a ficar imóvel e tranquila durante o exame. Pode utilizar brinquedos ou histórias que ajudem a criança a entender a importância de não se mover durante todo o processo. Crianças mais velhas podem ser incentivadas com histórias de “super-heróis” que precisam ficar imóveis para “capturar a melhor imagem”.

Para além disso, as crianças podem-se assustar com os sons da RM, que podem ser bastante altos e repetitivos, como batidas, zumbidos ou sons metálicos. Antecipar esse detalhe pode evitar surpresas e ajudar a criança a sentir-se mais segura. Pode explicar que, durante o exame de RM na Go Open, a criança pode escolher as músicas que quer ouvir durante todo o procedimento.

As crianças geralmente têm dificuldade em entender o conceito de tempo, e uma preocupação comum é que o exame seja longo demais ou que elas fiquem “presas” por muito tempo. É importante tranquilizá-las, informando sobre o tempo estimado do exame (20 a 30 minutos) e enfatizando que não será algo que vai durar muito.

Se possível, mostre à criança a máquina de RM aberta antes do exame. Na Go Open, oferecemos a possibilidade de permitir que a criança entre e explore a máquina e a sala, sentindo-se mais familiarizada com o ambiente no dia do exame.

Reforçar de maneira positiva pode ajudar muito na colaboração da criança. Incentivos como autocolantes, elogios e pequenas recompensas após o exame, podem motivá-la a ficar calma e tranquila.

Em resumo, a preparação psicológica é uma ferramenta poderosa que pode transformar a experiência da criança na realização de um exame de RM em algo positivo, minimizando o medo e a ansiedade, e garantindo que o diagnóstico seja eficaz.

A Ressonância Magnética Aberta e a Pediatria, Coordenadora de Radiologia Daniela Durães

Um artigo de Daniela Durães, Coordenadora de Radiologia

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