fbpx

Saúde Ocupacional: previna doenças e acidentes de trabalho

A Saúde Ocupacional, por vezes denominada Segurança e Saúde do Trabalho, é uma área de intervenção que considera o local de trabalho como o espaço ideal para prevenção dos riscos profissionais, assim como a proteção e promoção de saúde dos trabalhadores.

Ao longo dos anos, o mundo do trabalho tem sido reformatado pela globalização, consequência de novos meios tecnológicos, comerciais e a migração. Isto resulta numa multiplicidade de modalidades e relações de trabalho, tornando-o menos estável, seguro e previsível. Simultaneamente, regista-se um grande número de acidentes de trabalho e doenças profissionais, razão pela qual se torna imprescindível o investimento na Saúde Ocupacional.

A Valebesteiros Grupo de Saúde aposta na qualidade do serviço prestado, promovendo a implementação das indicações dadas por organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho e Direção Geral da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional. Integra uma equipa multidisciplinar, cuja partilha de conhecimento/informação resulta na prestação de um serviço de excelência.

A necessidade de melhorar a intervenção nesta área ocorre pelo reconhecimento de que o acesso a um ambiente de trabalho seguro e saudável é um direito de todos.

Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS) “a Saúde Ocupacional é um direito consagrado na Lei de Bases da Saúde (Lei n.º 95/2019, de 4 de setembro) a que todos os trabalhadores devem beneficiar durante a sua vida profissional.”

Surge então a necessidade de assegurar a adoção de medidas preventivas, incluindo novos e emergentes riscos profissionais.

Identificam-se assim os principais objetivos da Saúde Ocupacional:

  • Evitar ou minimizar a exposição profissional a fatores de risco
  • Proporcionar elevados níveis de saúde holística dos trabalhadores
  • Assegurar uma elevada qualidade de vida no trabalho

 

Mais do que uma obrigatoriedade legal, a Saúde Ocupacional é um pilar indispensável à boa gestão empresarial. Olhar com atenção para a saúde e para o bem-estar dos trabalhadores pode ser o melhor investimento, na medida em que contribui para a redução de acidentes de trabalho, absentismo, doenças profissionais e diminuição de custos diretos e indiretos.

Optar por serviços de Saúde Ocupacional de qualidade visa garantir a prevenção de doenças/acidentes, proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.

Ter trabalhadores com moral elevada, empenhados no seu trabalho e saudáveis é uma vantagem competitiva. Ambientes de trabalho humanizados, saudáveis, seguros e que assegurem condições dignas são indispensáveis para o sucesso e produtividade das empresas.

 

A ter em conta

Até à data de hoje este serviço já foi realizado a 500 empresas dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra pela Valebesteiros Grupo de Saúde.

Leia primeiro no seu email.

Não se preocupe, apenas enviamos conteúdos que podem melhorar a sua saúde.

Centro de de senvolvimento
da Criança

O CDC tem como missão prestar cuidados de saúde de elevada diferenciação e qualidade nas áreas das Doenças do Neurodesenvolvimento e da Neuropediatria.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Consulte a nossa Política de Privacidade.

Abrir WhatsApp
1
Como podemos ajudar?
Bem vindo à Vale Besteiros
Como podemos ajudar?