Fisioterapia Pediátrica
Previne, diagnostica e trata diversas condições clínicas que afetam bebés e crianças.
A FAMÍLIA É O PILAR FUNDAMENTAL
A família é considerada o pilar fundamental, pois é quem melhor conhece o bebé ou a criança e todo o programa terapêutico, estabelecido após a avaliação detalhada, é ajustado da forma que funcione melhor para cada um.
O ensino à família é parte da intervenção, é a parte que permite a continuidade no dia-a-dia pois a repetição é fundamental. Mas todo o ensino, todas as orientações têm em conta as possibilidades de cada família na participação e são facilmente integráveis nas rotinas diárias.
Um pouco, bem feito, repetidas vezes tem um grande impacto na aprendizagem e na melhoria dos padrões motores.
Conceito Bobath - O que é?
Centra-se na observação e análise das capacidades e incapacidades de um bebé ou criança para a função. A participação funcional refere-se àquela que é requerida para as atividades diárias típicas para a mesma faixa-etária e cultura.
A Terapia Bobath destina-se a quem tem quadros clínicos de Paralisia Cerebral, outras condições neurológicas ou perturbações do desenvolvimento sem causa estabelecida.
Na avaliação observa-se e interpreta-se:
- O que a criança é ou não capaz de fazer?
- O que é necessário ganhar/adquirir para permitir a participação?
- O que é possível?
- Quais são as disfunções primárias?
- Quais são as disfunções secundárias?
- Como ganhar/adquirir o que é necessário e possível?
Avalia-se as capacidades de bebés e crianças de forma global e intervem-se nos problemas sensoriais, percetivos e motores, interligados entre si.
A NOSSA FISIOTERAPEUTA:
Manuela C. Lopes e Figueiredo
Fisioterapia Pediátrica