O QUE É TER SAÚDE, O QUE É SER IDOSO E O QUE É SER UM IDOSO COM SAÚDE.
Ter saúde é existir um estado de completo bem-estar físico, mental e social (OMS, 1946). Contudo, saúde na pessoa com mais de 65 anos acaba por ser um equilíbrio entre estas três vertentes. Ao processo de envelhecimento está inerente uma “deterioração endógena e irreversível das capacidades funcionais do organismo.”
Apesar do envelhecimento ser um “fenómeno inevitável e inerente à própria vida” e da sua conotação negativa muito presente na sociedade, este deve ser encarado com um processo natural e não como um problema.
Muito se pode fazer no sentido de prevenir e retardar as comorbilidades que afetam esta fase da vida, devendo investir-se nos 3 pilares fundamentais: saúde física, saúde mental e vida social.
Dentro da saúde física destaca-se não só o controlo das doenças já existentes, com contactos regulares com os profissionais de saúde e a adesão às medidas terapêuticas por eles estabelecidas, como também a prevenção de possíveis doenças para as quais apresenta fatores de risco. Medidas como alimentação saudável, cessação de hábitos tabágicos, consumo moderado de álcool e atividade física moderada e adaptada às capacidades individuais são indispensáveis.
“Nascer é uma possibilidade. Viver é um risco. Envelhecer é um privilégio.” Mario Quintana
A manutenção da saúde mental é outro pilar importante e muitas vezes esquecido em detrimento da saúde física. Neste âmbito, destaca-se não só a prevenção dos estados depressivos, muito comuns ao longo do processo de envelhecimento, como também a sensibilização para o reconhecimento e tratamento dos mesmos.
A participação na vida social, conforme as capacidades e desejos de cada um, é um fator importante que contribui para a saúde da pessoa idosa. Ter a presença constante de familiares e ente queridos é fundamental nesta fase de vida. O combate ao isolamento social é um dos grandes objetivos dos programas nacionais e projetos locais de envelhecimento ativo. Ainda dentro deste âmbito é importante reconhecer o papel da segurança na 3.a idade.
Um idoso saudável é um idoso com controlo sobre as suas patologias físicas e mentais, que vive em condições de segurança e que tem vida social adaptada às suas necessidades e desejos.
Artigo de Débora Cabral, Enfermeira na Residência São Domingos d’Algeraz
Enfermagem e Apoio ao Domicílio
Prestamos um serviço de enfermagem e apoio ao domicílio a pessoas que carecem de autonomia a realizar as suas necessidades básicas e individualizadas:
Atividades Diárias, Cuidados Personalizados, Identificação de Fatores de Risco, Cuidados Paliativos, Serviços Médicos, Fisioterapia e Urgências ao Fim-de-semana