Artigo de Mariana Loureiro, Educadora Social
Manuel e Carminda celebraram as Bodas de Diamante, brilhando na TVI no Dia dos Namorados.
A felicidade dos utentes é, sem dúvida, uma das nossas prioridades.
O Manuel e a Carminda vivem na Residência São Domingos d’Algeraz e completaram 75 anos de amor e união no dia 8 de janeiro deste ano. A nossa casa juntou-se para celebrar o seu amor, com a renovação dos votos na Igreja. Foi um dia de pura alegria para todos.
Daqui para a frente, entramos em modo preparação para esta bela história que chegou a todo o lado! Recebemos um convite da TVI para estarmos presentes no programa “Dois às 10”, com o Cláudio Ramos e a Cristina Ferreira. Aceitamos de imediato e fomos muito felizes nesta “viagem”.
A nossa equipa uniu esforços e “pôs mãos à obra”:
A 23 de janeiro, fizemos uma limpeza profunda à sala de convívio – que acabou com um divertido jantar em equipa. (1)
A 26 de janeiro, recebemos a TVI para a primeira entrevista ao Manuel e à Carminda. A equipa de filmagens captou as atividades dinamizadas pela Cria Verde, com os nossos residentes (decoração e transplantação de vasos). À Cria Verde, o nosso imenso obrigado pelas dinâmicas desenvolvidas – que tanto nos divertiram – e pela decoração temporária do nosso espaço, que ficou tão verdinho. (2)
Depois da reportagem, chegou o dia de fazermos as malas e seguir rumo a Lisboa – 13 de fevereiro. Eu e o Paulo Matias acompanhamos o Manuel e a Carminda. Foi a primeira vez dos pombinhos num hotel, chamamos-lhe “Lua de Mel” (cortesia da TVI). (3)
No meio de um turbilhão de emoções, é dia 14 de fevereiro e entramos em direto na televisão nacional – onde a magia aconteceu! (4) A história do Manuel e da Carminda foi vista pelo país inteiro, a nossa casa foi vista, as nossas pessoas fizeram-se falar. O nosso agradecimento profundo à TVI, por darem palco e voz às nossas pessoas e sua história e, por nos proporcionarem uma experiência inesquecível.
Fomos muito felizes e fizemos muitas pessoas felizes com a nossa história de amor. No final, estávamos muito cansados, mas o Manuel de 97 anos e a Carminda de 94 foram felizes em cada segundo desta experiência.