Método Padovan e a escola: como a reorganização neurofuncional pode apoiar a aprendizagem
A vida escolar traz inúmeros desafios: aprender a ler, escrever, compreender textos, resolver problemas, manter a atenção. Para algumas crianças essas etapas são conquistadas com facilidade. Para outras, as dificuldades aparecem e podem gerar insegurança, frustração e até desmotivação para aprender.
É nesse contexto que o Método Padovan se apresenta como uma ferramenta de grande apoio, ajudando a fortalecer as bases neurológicas que sustentam a aprendizagem.
Como é que o corpo influencia a aprendizagem?
Antes de escrever, a criança precisa ter uma boa coordenação motora fina e um esquema corporal organizado. Antes de ler, precisa integrar os movimentos dos olhos e do corpo para acompanhar o texto. E antes de resolver problemas, precisa desenvolver atenção, memória e concentração.
Ou seja, aprender não depende apenas de conteúdos escolares, mas também da maturação do corpo e do cérebro.
O papel do Método Padovan
O Método Padovan trabalha a repetição de etapas fundamentais do desenvolvimento — andar, gatinhar, mastigar, respirar, falar — estimulando o cérebro a reorganizar conexões. Esse processo fortalece as funções que servem de alicerce para a aprendizagem escolar.
Benefícios na escola:
- Atenção e concentração: os exercícios rítmicos ajudam a criança a manter foco e regular a impulsividade.
- Leitura: atividades que envolvem coordenação entre olhos e corpo favorecem a perceção visual e a lateralidade, importantes para acompanhar o texto.
- Escrita: a coordenação motora fina e a integração olho-mão são estimuladas, facilitando o tracejado das letras.
- Memória e organização: a repetição de movimentos e ritmos fortalece a memória sequencial, essencial para aprender conteúdos escolares.
Além dos aspetos motores e cognitivos, o Método Padovan traz ainda um impacto emocional: ao sentir-se mais capaz, a criança ganha confiança, enfrenta os desafios com mais segurança e participa de forma mais ativa na vida escolar.
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Cindy Santos, Psicomotricista


