Seg - Sex: 8h - 12h

Sáb.: 8h - 12h // 14h - 19h

232 853 800

(+351) 969 520 655

Av. Dr. João Almiro

Campo de Besteiros

covid e Grupo Saúde Vale Besteiros

COVID-19 | Vale Besteiros Grupo Saúde na linha da frente

Covid-19. Como se realizam testes fidedignos e por que razão não se testa mais em Portugal!?

Desde o início da pandemia de Covid-19, milhares de pessoas em Portugal já foram submetidas a testes de diagnóstico. No entanto, para que não se corra o risco de existirem falsos resultados negativos, há técnicas que devem ser cumpridas.

A técnica tem de ser feita corretamente, pois a sensibilidade com que é detetado o vírus depende muito de como a colheita foi feita.

Qual é, então, a maneira correta de recolher material biológico de um paciente? os testes de diagnóstico são feitos de duas formas a cada pessoa. Primeiro, insere-se uma zaragatoa pela fossa nasal cerca de dez centímetros, até à rinofaringe, sempre na horizontal e nunca na diagonal.
Depois, uma nova zaragatoa é inserida por via oral, de modo a fazer a recolha na orofaringe. O teste deve ser sempre realizado das duas formas, para que se possam comparar ambas as amostras e garantir se o resultado é ou não positivo.

Caso estas técnicas não sejam realizadas corretamente, o material biológico recolhido pode não ser suficiente e originar um falso resultado negativo no momento da análise laboratorial.

Em algumas situações que os testes possam não estar a ser feitos da melhor forma, ou pela rapidez ou pela quantidade de pessoas testadas


Os profissionais do Grupo Saúde Vale Besteiros iniciaram na primeira vaga a formação e aprendizagem da técnica e acumulam já mais de 5000 colheitas realizadas.

A nossa equipa dispõe de uma unidade móvel no apoio da logística para chegar a instituições, empresas e domicílios de forma rápida, segura e eficiente.

O seu filho vai fazer o teste do COVID-19?

A experiência da equipa Enfermagem permite a realização da colheita segura e eficaz em crianças.

Partilhe Este Artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de ultiulização. Consulte a nossa Política de Privacidade.