A ONU tomou uma decisão histórica: Dia 11 de junho passa a ser o Dia Internacional do Brincar.
Para a Terapia Ocupacional, o brincar é a principal ocupação das crianças.
O ato de brincar é o principal modo de expressão na infância, sendo fundamental para desenvolver a autonomia e a identidade de cada criança.
O brincar funciona como agente que promove o desenvolvimento motor, social, emocional, sensorial e cognitivo, tornando-se fundamental para o desenvolvimento das competências do dia-a-dia.
Desenvolvemos as competências cognitivas como a concentração, a atenção, a resolução de problemas, a tomada de decisões e a orientação pessoal (quanto a si e aos outros), espacial (o meio físico) e temporal e ainda a memória e o raciocínio lógico. As competências sensoriais, são desenvolvidas através da estimulação dos vários sentidos como a visão, a audição, o tato, o paladar, o olfato e, ainda, a proprioceção e o sistema vestibular. Ao brincar ainda desenvolvemos diversas competências motoras, como a motricidade global e a motricidade fina (força muscular, amplitude de movimento, coordenação global, equilíbrio, motricidade fina, destreza manual).
A brincar aprendemos a seguir as regras, a interagir e partilhar com outros, a controlar a frustração, a ser criativos e a expressar as emoções! As competências desenvolvidas são fundamentais para no futuro existir um maior sucesso escolar, pois ao brincar desenvolvemos todas as competências necessárias para a aquisição de aprendizagens.
E existem vários tipos de brincar/de brincadeiras: o jogo simbólico, o brincar exploratório, o brincar funcional, o faz de conta, o jogo com regras e o brincar construtivo!
Sempre que brincam, as crianças estão a aprender a gerir as emoções e a controlar a frustração, os medos e anseios e a contribuir para a criação de laços afetivos. Através do brincar são ainda desafiadas a testar as suas habilidades físicas e a estimular o imaginário infantil e a criatividade.
O brincar ajuda a que consigam compreender o mundo que as rodeia!
Para a realização de uma sessão terapêutica são definidos objetivos que serão atingidos com as atividades desenvolvidas. Assim, o terapeuta ocupacional consegue transformar o brincar em atividades técnicas terapêuticas. O mais importante é utilizar a motivação e as atividades significativas para envolver a criança no processo de reabilitação.
Apesar do brincar ser uma ocupação associada à infância é cada vez mais perceptível uma importância desta área de ocupação se prolongar noutras fases da vida.
“Não paramos de brincar porque ficamos velhos. Ficamos velhos porque paramos de brincar.” George Shaw