No âmbito das MAP – Medidas de Autoproteção / plano de emergência interno, decorreu, no passado dia 18 de setembro, um simulacro no edifício da Residência Sénior São Domingos d’Algeraz, com base num cenário de incêndio num dos painéis solares existentes no telhado, e com uma vítima a necessitar de assistência médica.
Um simulacro de incêndio é um evento de prevenção e segurança de carácter extremamente importante. Permite testar a eficácia do plano de emergência interno da instituição, bem como treinar os colaboradores e utentes, promovendo rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência real. O simulacro permite adquirir um conhecimento prévio das instalações e do ponto de encontro. É também uma exigência legal, desde 2015, pelo Decreto-Lei n.o 224/2015, do Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios.
Em termos operacionais, logo que foi dado o alerta interno, por volta das 14h46, iniciou-se a evacuação total do edifício, com as equipas da instituição a evacuarem os presentes para o ponto de encontro, seguindo o plano de emergência e atendendo aos obstáculos criados pelo cenário. Toda a evacuação foi feita de forma ordeira, rápida e salvaguardando a informação e situação física dos envolvidos.
Além do alerta interno, procedeu-se também ao alerta externo, pelo que passados oito minutos do mesmo se inicia a chegada das corporações de bombeiros e ambulância. Entidade que, de imediato à sua chegada, tomou conta da ocorrência e iniciou os procedimentos de atuação devidos (ações de combate a incêndio, ações de socorro e apoio às vítimas).
O exercício foi dado por terminado por volta das 15h12, altura em que os idosos e os colaboradores presentes tiveram autorização para regressar ao edifício e, assim, às suas atividades.
Faz-se um balanço final muito positivo, pois tanto as equipas internas como a Associação Humanitária Dos Bombeiros Voluntários de Nelas se operacionalizaram de forma articulada, pronta e profissional, respeitando todos os procedimentos – desde a preparação à execução.
















Andreia Pereira, Téc. Sup. de Seg. no Trabalho